A Omnisys fornece soluções para as três Forças Armadas Brasileiras e possui uma ampla gama de produtos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança.
Entre os destaques estão o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE ET/SLR-1), um equipamento com comprovado histórico operacional de sucesso, projetado pelo Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM) e fabricado pela Omnisys. Esse sistema, que equipa diversos navios da Marinha do Brasil, apresenta alta disponibilidade, modularidade e capacidade de armazenamento de dados (ELINT).
Desenvolvido integralmente pela Omnisys, o Radar Auto Diretor Ativo (Seeker) é empregado em mísseis antinavio de superfície e conta com os mais avançados algoritmos e processamento de sinais proporcionando excelente desempenho de guiagem, mesmo em cenários de elevado clutter marítimo.
O sonar Kingklip, de alto desempenho em missões de guerra submarina, é fabricado pela empresa em seu Centro de Excelência de acústica submarina.
No segmento de defesa aérea a Omnisys fabrica a versão NG do radar LP23SST. Esse radar possui a capacidade de altimetria e agrega as funções de guerra eletrônica, além do notável desempenho na detecção de aeronaves com alta capacidade de manobra (caças) ou de baixas velocidades (helicópteros).
Produtos
- MAGE ET/SLR-1 - Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica
-
O MAGE contribui para o reconhecimento tático dos emissores radar em um dado ambiente eletromagnético. Este sistema tem a função de interceptar radiações de emissores, localizar sua marcação, registrar o tempo de chegada e medir os seus parâmetros (Frequência, Presença de Modulação Intrapulso, Largura de Pulso e Amplitude), separando-os em grupos associados a um determinado radar emissor, classificando o tipo e o modo de operação do radar envolvido e a provável plataforma associada segundo uma Biblioteca de Emissores.
Os equipamentos MAGE Defensor, fabricados pela Omnisys, estão instalados em diversos navios da Marinha do Brasil.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Radar Auto Diretor para Mísseis Antinavio (Seeker)
-
O Radar Auto Diretor é empregado em mísseis antinavio com perfil de voo próximo a linha d’água. Projetado para ser lançado a partir de navios, realiza busca e acompanhamento de alvos assim como o tratamento de contra medidas eletrônicas, possibilitando que o míssil realize ações de “home on jamming”.
Autônomo, o radar pode ser usado em mísseis do tipo “fire and forget”. Possui interface digital com o sistema de controle do míssil através da qual recebe a configuração de área de busca de alvo e retorna o seu estado operacional e posição relativa do míssil em relação ao alvo detectado.
O Radar Auto Diretor em Banda X AD40 desenvolvido pela Omnisys equipa os mísseis antinavio de superfície (MANSUP) da Marinha do Brasil.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Sistema de Controle da Máquina do Leme (SCML)
-
O Sistema de Controle da Máquina do Leme (SCML) controla os sistemas hidráulicos do leme através de atuadores elétricos, sem interposição de elos mecânicos entre a Máquina do Leme e a Estação de Comando, fornecendo também informações relacionadas às suas condições operacionais para o sistema de controle de máquinas do navio.
As duas unidades de força da máquina do leme podem funcionar simultaneamente, garantindo a operacionalidade e navegabilidade mesmo em situações de avaria em uma das linhas.
A solução desenvolvida pela Omnisys equipa a Corveta Barroso da Marinha do Brasil.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Sonar Kingklip
-
Sonar de alto desempenho para missões de guerra submarina, escolta de unidades de alto valor, permite o acompanhamento de alvos e autoproteção dos navios da Marinha, como as fragatas. O sonar Kingklip possui longo alcance de detecção em todas as condições ambientais, além da função de alerta permanente de torpedos e capacidade complementar para obstáculos e minas submarinas.
O Kingklip é fabricado pela Omnisys em seu Centro de Excelência de acústica submarina.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Radar LP23SST NG
-
O LP23SST é um radar primário de longo alcance destinado à vigilância e ao controle do espaço aéreo. Na sua versão NG esse radar incorpora a capacidade de altimetria o que, aliada às medidas de distância e azimute, o torna um radar tridimensional. O LP23SST NG também é dotado de funções militares de guerra eletrônica utilizando técnicas de contra-contra medidas eletrônicas que mapeiam o ambiente eletromagnético em volta do radar e o protegem de interferências e ataques radioelétricos.
Além disso, o processamento de dados do radar faz com que ele possa detectar alvos muito rápidos e com alta capacidade de manobras, como os aviões de caça e alvos muito lentos ou parados no ar, como os helicópteros.
Os radares LP23SST NG estão instalados em diversos sítios do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEA), sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Sistema de Monitoramento do Espectro Eletromagnético (SIMO)
-
O SIMO é um sistema de detecção e monitoramento de sinais de radiofrequência que cobre as faixas de 400 MHz a 40GHz, operando 24h por dia, 7 dias por semana, proporcionando a detecção de interferências em áreas críticas, assim como a determinação da direção de chegada, frequência e amplitude da interferência.
A Omnisys desenvolveu e forneceu um sistema desses para equipar o Centro de Lançamento de Alcântara permitindo a monitoração em tempo real de todos os sinais eletromagnéticos durante as missões de lançamento de foguetes do centro.
Esse sistema tem múltiplas aplicações na área de defesa e segurança permitindo aos usuários a detecção e o conhecimento pleno das características de qualquer sinal eletromagnético presente no teatro de operações.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.