No dia da abertura do Paris Air Show, a Thales apresenta o LP23SST NG, o radar de vigilância do espaço aéreo em rota, de aplicação dual civil e militar, mais avançado do mundo. Derivado do STAR NG da Thales, o radar de aproximação mais avançado do mundo, o LP23SST NG atende à necessidade de aumentar a vigilância primária em rota em todos os segmentos, em espaços aéreos cada vez mais congestionados e ao monitoramento mais efetivo dos espaços aéreos militares estratégicos.
O radar já foi contratado pelos seus dois principais países clientes, incluindo o Brasil, através da Força Aérea Brasileira que é responsável pelo controle do espaço aéreo civil e militar no país.
Os radares LP23SST NG, resultado do desenvolvimento em conjunto de especialistas brasileiros da Omnisys (subsidiária da Thales no Brasil) e da Thales Air Systems na França, começarão a ser entregues a partir de 2018.
Os radares de vigilância primária são as ferramentas mais robustas utilizadas pelos operadores de gerenciamento de tráfego aéreo para identificar a velocidade e o vetor da posição da aeronave. Ao contrário dos radares secundários, que dependem da aeronave transmitindo informações através do transponder, o radar primário sempre sabe onde seu alvo está, e para onde está indo. Historicamente essa funcionalidade era necessária principalmente quando as aeronaves estavam se aproximando dos aeroportos. Com o aumento do volume de tráfego e os céus mais congestionados, a indústria de ATM (Air Traffic Management) tem trabalhado para tornar a vigilância primária disponível não somente nos trechos de aproximação das aeronaves, mas também nos segmentos em rota, de forma a otimizar o uso do espaço aéreo.
O LP23SST NG é um radar primário em banda-L com alcance de até 250 milhas náuticas, perfeitamente adaptado para servir como um sistema efetivo garantindo a vigilância primária em grandes áreas do espaço aéreo em rota.
Assim como a STAR NG, é um sistema totalmente dual para aplicações civis e militares, que oferece opções de altimetria e a capacidade de rastrear alvos rápidos e lentos como helicópteros, bem como alvos pequenos como UAVs. Além disso, pode dispor de características militares concretas como agilidade de frequência, detecção de strobe jammer e seleção de frequência com menos interferência, tornando-se mais resistente às contramedidas eletrônicas do que qualquer outro radar civil.
O uso do LP23SST NG apresenta alguns benefícios muito claros que reduzem o seu custo do ciclo de vida. Vários aspectos únicos o tornam uma proposta muito atraente para aplicações civis e militares. Sua concepção de arquitetura compacta reduz o consumo de energia e facilita a instalação em campo. Possui melhor balanço de potência, melhor estabilidade do sistema, maior alcance dinâmico e maior largura de banda instantânea, características que propiciam um aumento no desempenho da detecção dos alvos. O gerenciamento das funcionalidades de relação sinal-clutter e da taxa de falso alarme, tornam mais difícil confundir o radar mesmo durante operações complexas.
Alinhado com as últimas gerações de plataformas de vigilância da Thales, o radar LP23SST NG apresenta um mapa espectral de interferência e possui maior capacidade de filtragem das interferências provocadas por parques eólicos (windfarm). A existência de grande quantidade de elementos comuns de sobressalentes, softwares e ferramentas de suporte com outros radares, tais como o STAR NG e o RSM, permite uma expressiva redução nos estoques, nos treinamentos e na documentação, gerando benefícios econômicos evidentes para os clientes, graças ao menor custo do ciclo de vida resultante.
Sobre a Thales
A Thales é líder mundial em tecnologia para os mercados Aeroespacial, Transporte, Defesa e Segurança. Com 64 mil funcionários em 56 países, a Thales reportou vendas de € 14,9 bilhões em 2016. Com mais de 25 mil engenheiros e pesquisadores, a Thales possui uma capacidade única para projetar e implantar equipamentos, sistemas e serviços para atender aos requisitos de segurança mais complexos. Sua excepcional presença internacional permite que ela trabalhe em estreita colaboração com seus clientes em todo o mundo.