No segmento espacial, a Omnisys é a principal fornecedora de equipamentos embarcados dos satélites do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e também fornece soluções para o Programa PMM (Plataforma Multi-Missão).
Os satélites do Programa CBERS são fruto de um acordo de cooperação tecnológica entre o Brasil e a China iniciado em 1988 e se destinam a monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, crescimento urbano, monitoramento de recursos hídricos, licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas no Brasil, por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.
Para o Programa CBERS a Omnisys é fabricante dos subsistemas MWT, OBDH, AOCC e DCS.
Os satélites do Programa PMM têm como arquitetura básica a utilização de uma mesma plataforma que contenha os equipamentos necessários para assegurar as funções necessárias para a operação do satélite, independentemente da sua carga útil.
O primeiro satélite desse programa é o Amazônia 1, um satélite de sensoriamento remoto dotado de uma câmera de largo campo de visada, semelhante à câmera WFI que equipa os satélites do Programa CBERS.
Para o satélite Amazônia 1 do Programa PMM a Omnisys é fabricante do Subsistema AWDT.
Clique aqui e saiba mais sobre o segmento espacial da Thales.
Produtos
- Subsistema MWT
-
O Subsistema MWT dos satélites CBERS tem como função receber, digitalizar, modular e transmitir para as estações terrenas os dados das câmeras CCD (MUX e WFI).
O subsistema MWT opera na banda X e é composto por moduladores (principal e redundante) da câmera MUX, modulador da câmera WFI, condicionador LVDS e redundância dos sinais da câmeras em banda base, distribuição e condicionamento do bus de +28V e dos sinais de telemetria e telecomando, chave de alta potência para comutação do canal redundante de transmissão, válvulas amplificadoras de potência (TWT) e duplexador que combina os sinais de potência dos dois canais e os disponibiliza para serem encaminhados para a antena.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Subsistema OBDH
-
O Subsistema OBDH dos satélites CBERS é o computador de bordo responsável pelas comunicações de telecomando e telemetria entre o satélite e as estações terrenas e é composto de uma Unidade Terminal Central (CTU) e diversas Unidades Terminais Remotas (RTU) distribuídas ao longo da estrutura do satélite.
Esse subsistema realiza as seguintes funções: receber, processar e manusear os telecomandos recebidos das estações terrestres; coletar, processar e enviar as telemetrias do satélite para as estações terrestres; prover a capacidade de comandos controlados por programa, grupos de comandos e comandos vinculados a tempo; armazenar e recuperar dados importantes trocados entre o OBDH e o computador de atitude e órbita do satélite (AOCS); prover a capacidade de processamento de manutenção incluindo configuração do sistema, dados de status e relatórios de eventos e diagnósticos de falhas; gerenciar o barramento de comunicação de dados do satélite e prover capacidade de autocontrole a bordo, processamento dedicado a usuário e formatação de dados.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Subsistema AOCS
-
O Subsistema AOCS é o computador de atitude e órbita utilizado nos satélites CBERS e é composto por uma unidade central de processamento (AOCC) e várias interfaces locais de sensores e atuadores do satélite (LTU).
Esse subsistema realiza as seguintes funções: eliminar desvios de atitude inicial; adquirir a posição relativa do sol e rastreara mesma; adquirir e manter a órbita; detectar falhas e reconfigurar, atuar em modo de emergência; adquirir a atitude global e computar a efeméride.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Subsistema DCS
-
O Subsistema DCS dos satélites CBERS se destina a coletar os dados meteorológicos enviados pelas plataformas de coleta de dados (DCS) situadas em solo e retransmitir esses dados para as estações terrenas.
Esse subsistema é composto por um Transponder que contém um Receptor UHF e um Transmissor banda S; um Transmissor em UHF e um Diplexador.
Clique aqui para visualizar o data-sheet.
- Subsistema AWDT
-
O Subsistema AWDT do satélite Amazônia 1 do Programa PMM tem como função receber, digitalizar, modular e transmitir para as estações terrenas os dados das câmeras de largo campo de visada (WFI).
Clique aqui para visualizar o data-sheet.