A Omnisys possui um Centro de Serviços planejado para fornecer suporte técnico aos equipamentos fornecidos aos clientes no Brasil e no exterior, nas linhas de negócios de Defesa, Controle de Tráfego Aéreo e Aviônicos.
Este centro é formado por equipes técnicas capacitadas e experientes, laboratórios equipados com equipamentos avançados, bancos de testes e infraestrutura para fornecer serviços tais como assistência técnica, manutenção e reparos em laboratório e em campo, bem como treinamentos ao cliente.
Confira a nossa brochura.
Estrutura do Centro de Serviços
- Equipes e Ferramentas
- Com uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos, o Centro de Serviço da Omnisys ocupa uma área de 500 m², composto por Laboratórios, área de Integração e Testes em Fábrica, Sala de Apoio aos Serviços de Campo, Sala de Treinamentos ao Cliente e Escritórios de Suporte Técnico e Logístico. Esta estrutura conta com bancos de testes e simuladores sofisticados, instrumentos de medidas de última geração além de uma cadeia reduzida de radar, para realização de testes de longa duração. Utiliza como principais ferramentas digitais o COL (Customer On Line), ERP TOTVS e o TUPI, que se trata de uma ferramenta desenvolvida internamente para registros de chamados do cliente.
- Certificações
- Além de ter seus processos em acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14000, o Centro de Serviços da Omnisys tem importantes certificações nacionais e internacionais, tais como RBAC 145 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a EASA (European Aviation Safety Agency). A Omnisys também possui diversos serviços certificados como Produto Estratégico de Defesa, como por exemplo o suporte técnico e logístico para os radares do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).
Competência do Centro de Serviços
- Treinamento do Cliente
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O Centro de Serviços da Omnisys conta com uma moderna sala para treinamentos ao cliente e proporciona treinamentos operacionais e de manutenção de toda sua linha de produtos. Treinamentos teóricos, On the Job Training, Train the Trainers e Operações Assistidas são exemplos de modelos de treinamentos que estão em seus portfólios.
O Centro de Serviços da Omnisys é responsável pela formação de mais de 1100 colaboradores da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Também proporciona treinamentos para equipes de companhias civis, tais como as equipes técnicas e de bordo da Azul Linhas Aéreas.
- Integração em Fábrica
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O Centro de Serviços da Omnisys é responsável pela integração e testes de aceitação em fábrica de sistemas eletroeletrônicos e mecânicos, como os radares de rota fornecidos não somente para a FAB mas também para os outros países do mundo que utilizam tais equipamentos. A Omnisys é o fabricante mundial do grupo Thales deste tipo de radar. Mas não apenas radares são integrados no Centro de Serviços.
A Omnisys tornou-se uma das principais fornecedoras do PROSUB, Programa de Submarinos da Marinha do Brasil ao produzir e entregar as Consoles de Navegação, Direção e do Sistema de Gerenciamento de Combate para os submarinos brasileiros.
Na Omnisys também é feita a integração, verificação e validação do software e aplicação nos sistemas de entretenimento de bordo.
- Atividades em Campo
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Nos últimos 10 anos, equipes do Centro de Serviços da Omnisys realizaram mais de 150 missões de instalações ou upgrades de sistemas críticos nas regiões mais remotas do Brasil e do exterior, mais notadamente na América do Sul, em locais como a Amazônia Brasileira, Boliviana e Colombiana. Mais de 120 missões de manutenções corretivas de diversos sistemas foram realizadas nos últimos anos, tendo seus compromissos contratuais (os chamados SLAs – Service Level Agreements) sendo sempre cumpridos, garantindo desta forma o restabelecimento dos sistemas em tempos desafiadores, todas estas ações coordenadas em conjunto com as equipes dos clientes. O Centro de Serviços da Omnisys também provê manutenções preventivas periódicas, que aumentam a disponibilidade dos sistemas e suporte técnico operacional, ajudando o cliente em momentos críticos de suas operações.
Para atender às demandas mais críticas de seus clientes, o Centro de Serviços da Omnisys mantém equipes de Front Office: colaboradores estrategicamente alocados nas dependências dos clientes com o objetivo de melhor atender às demandas dos contratos, oferecendo maior velocidade de atendimento, agilidade nas logísticas e no suporte técnico. Com esta estratégia, que está implementada em clientes como o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica no Rio de Janeiro, no Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão e no Aeroporto de Viracopos, na sede da Azul Linhas Aéreas, os clientes têm ganhos importantes, como o aumento da disponibilidade de seus sistemas aliado à diminuição de custos operacionais.
- Assistência Técnica
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Para os serviços de manutenção e suporte técnico, a Omnisys possui laboratórios especializados, equipados com bancos de teste, simuladores e cadeia reduzida de radar e infraestrutura com capacitação plena para realizar as atividades de manutenção corretiva (reparo) dos equipamentos.
Estes laboratórios estão capacitados para realizar testes, reparos e manutenções em mais de 500 diferentes Part Numbers. Para atender estas demandas, dentro dos prazos estabelecidos, a Omnisys conta com um sistema de gestão de estoque estratégico, compras técnicas e suporte logístico.
A Omnisys ainda conta com equipes de suporte dentro das dependências do cliente, sempre que este formato de atendimento for o mais adequado para os negócios de nossos clientes.
Capability List - Omnisys
- Níveis de reparos
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O Centro de Serviços da Omnisys atua em diversos níveis de reparos e manutenções:
- Nível I: atividade realizada em campo, que tem por objetivo a busca imediata do retorno da operacionalidade do sistema em falha, podendo fazer uso de itens sobressalentes.
- Nível II: atividade realizada em laboratório, que tem por objetivo resolver panes no nível do equipamento e que eventualmente conta com a substituição de partes e peças.
- Nível III: atividade realizada em laboratório, que tem por objetivo recuperar partes ou cartas eletrônicas de equipamentos, fazendo uso da substituição de componentes eletrônicos, eletromecânicos ou de outra espécie.
- Tecnologias atendidas
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Estes reparos e manutenções, são feitos em diversos tipos de equipamentos de diversas tecnologias, como por exemplo:
- Elétricos: quadros de energia, consoles de comando, entre outros;
- Eletrônicos: sistemas e cartas eletrônicas, incluindo aquelas que fazem uso de software específico;
- Eletromecânicos/Hidráulicos/Pneumáticos: sistemas de servo mecanismos, juntas rotativas, sistemas de giro de antenas entre outros.
- Famílias de produtos
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Diversas famílias de produtos são atendidas pelos técnicos do Centro de Serviços da Omnisys, dentre elas:
- Radares de Controle de Tráfego Aéreo
- Radares Auto Diretores
- Sistemas de Rastreio
- Sistemas de Monitoramento de Espectro Eletromagnético
- Sistemas de apoio à Guerra Eletrônica
- Equipamentos Aviônicos
- Sistemas de Entretenimento de Bordo
- Infraestrutura tecnológica
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Para realizar todas estas atividades relacionadas ao reparos e manutenções, o Centro de Serviços da Omnisys conta com uma infraestrutura de alta tecnologia de equipamentos de teste, ensaios e análises bem como equipe treinada e qualificada para operar tais equipamentos, como por exemplo:
- Bancos de testes automatizados para:
- Módulos de potência de radares Primários Banda L
- Módulos de potência de radares Primários Banda S
- Módulos receptores de radares Secundários
- Módulos transmissores de radares Secundários
- Módulos de sistema de entretenimento a bordo DSB (Digital Seat Box)
- Módulos de sistema de entretenimento a bordo DSCD (Digital Satellite Concentrator and Distributor)
- Módulos de sistema de entretenimento a bordo CSSC (Content Server and System Controller)
- Componentes aviônicos e suporte para MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) ATEC série 6
- Simuladores de sistemas de entretenimento de bordo Thales:
- System Integration Lab (SIL) para o sistema de LTV3
- SIL compacto para o sistema STV+
- SIL completo para o sistema STV+.
- Network Operational Center (NOC):
- NOC para monitoramento de estações Wireless Air Data Link (WADL) instaladas em 08 hubs operacionais da Azul Linhas Aéreas
- Equipamento para substituição de componentes eletrônicos da família BGA
- Equipamento de Raio X para inspeções eletrônicas
- Microscópios eletrônicos para inspeções eletrônicas
- Sala Limpa classe 10.000
- Câmera climática com range de -40⁰C até 150⁰C
- Equipamento para ensaios de vibração e choque mecânico (Shaker)
- Bancos de testes automatizados para: