Aviação, cibersegurança, serviços e novos mercados, como contramedidas eletrônicas e internet das coisas, devem gerar novos negócios e aumentar em 10% ao ano a receita nos próximos cinco anos
Ao comemorar 25 anos de operação no setor de Defesa e Segurança, a Omnisys, empresa brasileira subsidiária da Thales no país, anuncia um novo ciclo, mais digital e focado em serviços, com investimentos em novos negócios e a missão de dobrar sua capacidade e crescer no mínimo 10% ao ano a sua receita nos próximos cinco anos, desenvolvendo tecnologia localmente e avançando no mercado global.
A aposta para crescer ainda mais, segue uma estratégia de diversificação de negócios, que vai além do tradicional e reconhecido desenvolvimento e produção de radares para aplicações civis e militares, carro-chefe desde a fundação da empresa, em 1997. O foco maior em serviços, aviação, cibersegurança e em novos mercados é o ponto de partida para o desenho desse novo ciclo.
Acompanhando a transformação digital impulsionada pela própria Omnisys no segmento de radares, os equipamentos ganharam uma nova arquitetura, com dispositivos e softwares contra ataques cibernéticos e buscam soluções de energia limpa para mantê-los em funcionamento.
Ainda em cibersegurança, a Omnisys desenvolve soluções para o portfólio global do grupo Thales e realiza no Brasil a implementação de soluções de proteção de dados, além de serviços profissionais e gerenciados para clientes governamentais e privados dos mais variados setores.
Projetos desenvolvidos recentemente para as Forças Armadas do Brasil complementam o portfólio voltado para exportação, como o Sistema de Rastreio de Engenhos em Voo, a mais avançada instrumentação do mercado para avaliações de desempenho de foguetes, mísseis e munições, e o radar auto-diretor, que equipa o MANSUP, míssil anti-navio da Marinha do Brasil.
“A Omnisys é hoje uma eletronic house da Thales no mundo e o Brasil tem sido um celeiro de oportunidades para diversificação do nosso negócio e nessas mais de duas décadas construímos uma história de muito sucesso e confiança junto de nossos clientes, com reconhecimento mundial como centro de competência”, afirma Luiz Henriques, CEO da Omnisys.
O crescimento da Omnisys está ancorado na dedicação da Thales à pesquisa e desenvolvimento, onde a empresa investe cerca de 5% de sua receita anual, e na recente expansão da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), que recebeu investimentos da ordem de R$ 15 milhões. O novo local permitiu à companhia expandir sua capacidade de produção nos mercados de radar, sistemas de defesa e entretenimento a bordo, e também inaugurou o Centro de Serviços Aviônicos, em junho de 2021, possibilitando a oferta de serviços de reparo para equipamentos aviônicos, de controles de voo e sistemas elétricos de aeronaves civis e militares para toda a América Latina.
A Omnisys é certificada como uma Empresa de Defesa e está presente nos principais programas deste mercado no Brasil, com mais de 40 produtos e serviços certificados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED).
“A história da Omnisys sempre foi de crescimento. Crescemos em maturidade, eficiência e qualidade, nos tornamos um parceiro estratégico do país, triplicamos o nosso tamanho nos últimos cinco anos e nos fortalecemos como uma empresa brasileira a serviço do Brasil. Agora a marca acompanha essa nossa evolução, reforçando o que exatamente ela significa: omni = a noção do todo e sys = sistemas”, finaliza Luciano Macaferri Rodrigues, Diretor Geral da Thales no Brasil.